DEUTERONÔMIO 28
BÊNÇÃOS DE QUEM OBEDECE A DEUS
1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença.
8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.
10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.
12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires.
MALDIÇÕES DE QUEM NÃO OBEDECE A DEUS
15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.
17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.
18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
21 O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres.
25 O Senhor fará que sejas ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás deles; e serás espetáculo horrendo a todos os reinos da terra.
28 o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração.
29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás.
32 Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e desfalecerão de saudades deles todo o dia; porém não haverá poder na tua mão.
33 O fruto da tua terra e todo o teu trabalho comê-los-á um povo que nunca conheceste; e serás oprimido e esmagado todos os dias.
34 E enlouquecerás pelo que hás de ver com os teus olhos.
45 Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, por não haveres dado ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te ordenou.
46 Estarão sobre ti por sinal e por maravilha, como também sobre a tua descendência para sempre.
47 Por não haveres servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por causa da abundância de tudo,
48 servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, em fome e sede, e em nudez, e em falta de tudo; e ele porá sobre o teu pescoço um jugo de ferro, até que te haja destruído.
58 Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus;
59 então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas da tua descendência,
grandes e duradouras pragas, e enfermidades malignas e duradouras;
60 e fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tiveste temor; e eles se apegarão a ti.
61 Também o Senhor fará vir a ti toda enfermidade, e toda praga que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído...
TIPOS DE VIOLÊNCIA
COMETIDA CONTRA A MULHER
A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma seqüência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.
Violência Psicológica
É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui:
• Insultos constantes
• Humilhação
• Desvalorização
• Chantagem
• Isolamento de amigos e familiares
• Ridicularização
• Rechaço
• Manipulação afetiva
• Exploração
• Negligência (atos de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene, entre outros)
• Ameaças
• Privação arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar, cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar, etc.)
• Confinamento doméstico
• Criticas pelo desempenho sexual
• Omissão de carinho
• Negar atenção e supervisão.
(http://www.sosmulherfamilia.org.br)
4 PROBLEMAS ENTRE MARIDOS E ESPOSAS - OS FILHOS
Eu me lembro de uma reunião que fui, fiquei com um jovem pastor. Eu fiquei na sua casa e tive uma chance de conversar com ele enquanto estava lá.
Eu podia ver algumas coisas que não estavam certas na sua casa. A primeira de todas, ele não tratava a esposa bem. Ele era muito egoísta. Ele estava andando na carne mais do que estava andando no Espírito. Segundo, ele não tratava seus filhos bem. E terceiro, ele não era capaz de controlar seu temperamento. Ele perdia as estribeiras por pequenas coisas. E se sua esposa ou filhos se opusessem a ele pelo menos um pouco, ele era propenso a bater ou dar palmadas neles. Bem, eu sei que: se ele não pode controlar seu temperamento, ele não pode controlar seu apetite físico, nem por comida nem por sexo.
Meu costume naquele tempo era jejuar dois dias por semana. Eu bebia água, mas não comia nada. Quando eu jejuava, eu jejuava para o Senhor. Isto não era algo que eu compartilhava com outros; eu guardava isso comigo. Mas quando eu ficava na casa de alguém, eles percebiam que eu não estava comendo.
Este jovem pastor percebeu que eu estava jejuando e disse: “Eu não posso jejuar. Eu nunca fui capaz de jejuar, até mesmo uma refeição”. Há algo errado com alguém que não jejua no mínimo uma refeição, salvo se uma pessoa está sob uma condição médica. Nós deveríamos ter algum controle sobre nossos apetites. Então conversando com ele, eu descobri que ele não poderia ir até mesmo para uma convenção sozinho, porque ele não poderia ficar sem sexo.
Eu podia ver o que estava acontecendo. Por uma coisa, ele não estava vivendo certo diante dos seus filhos. Então eu disse: “Sabe, você vai perder todos os seus filhos!”
Muitas pessoas cometem erros dizendo: “Deus prometeu isto, e Deus disse aquilo. Eu creio em Deus. Estou fazendo a confissão certa”. E elas esquecem tudo sobre a maneira que estão vivendo. Não importa quantas confissões certas você está fazendo. Se você não está vivendo de maneira correta, não vai funcionar!
Eu pleiteei com aquele querido irmão; Eu estava quase em lágrimas. Mas ele não fez nada sobre aquilo. Seus filhos cresceram, e seu filho mais velho se casou. Infelizmente, seu filho não conhecia nenhuma outra forma para agir exceto como seu pai.
Os filhos não somente herdam características físicas, mas eles também adquirem personalidades e comportamentos dos seus pais. Você tem tentado corrigir seus próprios filhos? Muitas vezes você se vê neles, mas eles têm herdado suas mesmas características. Eles agem como você, e parecem com você. Eles são seus filhos!
Deste modo este filho tinha um temperamento exatamente como o do seu pai. Quando ele ficava furioso, ele batia na sua esposa, e ela ia para a casa dos pais dela. Depois de três ou quatro anos de casamento, a mesma coisa ainda estava acontecendo. Eles estavam numa igreja durante um tempo, clamando a vitória. E quando eles ficavam furiosos um com o outro, nenhum deles ia à igreja.
Porque este rapaz não podia controlar seu temperamento, ele também não conseguia controlar nenhum dos seus apetites físicos – exatamente como seu pai. Sua esposa suportou esta situação o quanto pôde, mas, finalmente ela o deixou, e voltou para a casa dos seus pais.
Este rapaz pensou sobre o que sua esposa tinha feito e decidiu ir à casa dos pais dela. Ele pensou: Estou indo lá pegá-la; é o que vou fazer! Depois de tudo, ela é minha! Assim sendo, quase às 10:00 da noite, ele foi lá e começou a bater na porta.
Ele disse para seu sogro: “Eu vim buscar minha esposa”.
Seu sogro disse: “Ela não vai!”. Seu sogro não abriu a porta completamente; ele somente abriu uma abertura estreita.
O marido disse: “Eu derrubarei a porta abaixo, se tiver que fazer isto. Eu vim buscá-la e vou levá-la para casa. A Bíblia diz que o marido é o cabeça da esposa, e ela vai fazer o que eu disser para ela fazer!”.
Enquanto ele estava derrubando a porta abaixo, seu sogro pegou uma espingarda e o matou. Esta é uma história triste. Mas vinte anos antes disto, eu conversei com o pai deste garoto, acerca do que seus filhos estavam se tornando. Eu tentei persuadi-lo a fazer algumas mudanças, mas ele não ouviu.
Se você não dominar estas coisas, você as colherá na sua própria vida, e as colherá na vida dos seus filhos. Se você não pode dominar seu temperamento, você não será capaz de dominar seus apetites físicos – nenhum deles!
Primeira Coríntios 9.27 diz: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.
(Do Livro Casamento, Divórcio e Novo Casamento)
HOMENAGEM AOS PAIS NA ESCOLA
Com antecedência a escola enviou os comunicados que haveria uma homenagem especial aos Pais dos alunos que ali estudavam.
E eles contentes da vida trouxeram os comunicados. Entregou ao pai. A mãe apenas observava de longe, cuidando de seus afazeres na cozinha. Cuidando da sua família. Ele recebeu os comunicados. E os filhos ficaram tagarelando, na maior empolgação:
“- Pai, é uma festa para todos os pais. Vai ter bolo!”
Quanta inocência, pureza e esperança...
O pai, apenas os afasta para o lado e joga os comunicados em cima da estante. Mas eles não desistem e levam os comunicados para a mãe, que com os olhos em lágrimas e um sorriso forçado nos lábios diz:
“_ Que legal! Nós vamos!”
Finalmente chegou o tão esperado Dia dos Pais – a festinha especial preparada na quadra da escola.
O pai, não foi. Os filhos, alunos, ficaram tristes. Coisa que já deviam estar acostumados... Mas a "super mãe" resolveu a situação.
A mãe naquela manhã decidiu não trabalhar. Avisou que chegaria mais tarde, pois tinha que ir à escola dos filhos.
Ela se vestiu com uma calça e blazer com a intenção de não ficar tão deslocada no meio de tantos “Pais” homens. E solidária com os filhos que queriam tanto ir à festinha de homenagem aos Pais.
Eram muitos e muitos pais com seus filhos. Somente uns 3 filhos estavam com as mães, sendo que eram mães solteiras e outra que o pai não poderia ir...
Diante da cena, os filhos meio constrangidos olharam para a mãe e ficaram como quem envergonhados,
se esquivando para que os coleguinhas não percebessem que o PAI DELES não foi para a festa em homenagem a ele. E quem foi, tinha sido a mãe, vestida de calça comprida...
Com lágrimas nos olhos, a mãe se segurava um pouco mais distante, para que eles ficassem à vontade...
Quando a festinha terminou a mãe se despediu; os alunos voltaram para a sala de aula. A mãe para o trabalho.
E assim se passou mais uma data especial sem a presença DO PAI...
VOCÊ PODE VISLUMBRAR ESSA CENA?
EU POSSO!...